influenza

Santa Maria amplia vacinação contra a gripe para todas as faixas etárias

18.398

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a prefeitura de Santa Maria ampliou a Campanha de Vacinação Contra a Influenza para a população em geral. No entanto, o município fará a reserva de doses para, ao menos, 90% dos grupos prioritários (crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, gestantes e puérperas). 

Santa Maria tem Alerta retirado pelo Gabinete de Crise

Conforme o Executivo, a definição ocorre em função de o Ministério da Saúde informar que não haverá a disponibilização de doses além das previstas para os grupos prioritários. Ou seja, a sequência da vacinação para todas as faixas etárias deverá ser feita e planejada com as doses remanescentes que não forem utilizadas pelos grupos de risco.

Reaberto cadastro para vacinar acamados contra a Covid-19

Portanto, os usuários devem consultar os dias e horários de imunização diretamente nas unidades de saúde, que vão dar preferência para crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, gestantes e puérperas. Até este momento, o Rio Grande do Sul apresenta cobertura média dos grupos prioritários de 43%, enquanto a meta é 90%. Em Santa Maria, 51,7 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe, o que representa uma média de 38,6%. 

VÍDEO: vacinação já chega a pessoas com 30 anos em cidades da região

Conforme o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, a principal estratégia será a de incentivar a vacinação de todos os integrantes da mesma família, desde a criança até o idoso, em um mesmo momento na unidade de saúde.

A prefeitura reforça que é preciso manter um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas da gripe e da Covid-19, independentemente da ordem de qual foi a primeira. A orientação visa dar mais segurança para que qualquer evento adverso pós-vacinação que possa surgir de uma não seja confundido com o outro imunizante.

De acordo com a prefeitura, atualmente o município dispõe de cerca de 6 mil doses da vacina no Setor de Imunizações e cerca de 200 doses em cada unidade ou ESF que tem vacinação, sendo que na Policlínica José Erasmo Crossetti, são 1 mil doses devido a grande demanda. A prefeitura explica, ainda, que os responsáveis pelas unidades fazem a solicitação de mais doses ao setor conforme o andamento da vacinação. 

REGIÃO
Dos 39 municípios que fazem parte da região de cobertura do Diário, ao menos 14 já liberaram a vacinação para o público geral. A campanha deste ano foi realizada em etapas, com a primeira inciada em 12 de abril e a terceira (e última) programada para até esta sexta-feira.

Ao todo, o público-alvo no Rio Grande do Sul é estimado em 5 milhões de pessoas. Dessas, cerca de 2,5 milhões já foram vacinadas e tiveram a dose registrada no sistema. O Estado já recebeu cerca de 3,8 milhões de doses até esse momento. As demais 1,2 milhão tem previsão de entrega para semana que vem.

* Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trabalhadores da construção civil são vacinados em Santa Maria Anterior

Trabalhadores da construção civil são vacinados em Santa Maria

Próximo

Santa Maria tem Alerta retirado pelo Gabinete de Crise

Saúde